AVCB para condomínios residenciais ou comerciais.
- eamendoeira
- 23 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Sabemos que o síndico do condomínio possuí diversas responsabilidades, e para o sucesso da sua gestão precisamos principalmente de uma ótima administração, controle financeiro e contábil, apoio operacional e uma boa manutenção predial, além de tantas outras responsabilidades muito importantes. A Prime Fire Safety vai abordar uma destas responsabilidades, a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), este documento é obrigatório em todo território nacional e na sequencia iremos detalhar os principais pontos: “a importância do AVCB para o condomínio, como obter o AVCB e quais as responsabilidades do síndico com a obtenção do AVCB”.
A importância do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para o condomínio.
O respeito a vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, são os principais motivos para a obtenção e a manutenção do AVCB. É de supra importância que as medidas de segurança e combate a incêndio de um empreendimento estejam de acordo com as leis vigentes e as normas técnicas dos bombeiros.
A prevenção pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Como obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
A obtenção do AVCB pode ser dividida em alguns grupos principais, vamos falar um pouco sobre cada um deles.
– Projeto de proteção e combate a incêndio (PPCI):
É no PPCI que o responsável técnico irá distribuir os equipamentos de proteção e combate a incêndio, determinar as rotas de fugas, fazer as alterações ou correções de layout e arquitetura necessárias e fazer todos os cálculos e documentações obrigatórios para a aprovação do projeto junto ao Corpo de Bombeiros. Praticamente todos os empreendimentos precisam do PPCI, apenas quando a edificação tiver menos de 750 m2 de área construída e possuir altura inferior a 12 metros do piso de descarga ao último piso ocupado, porém, nós da Prime Fire, indicamos que todos os empreendimentos tenham o seu PPCI.
– Adequações de obras civis e a instalação ou manutenção dos equipamentos de proteção e combate a incêndio:
Com o PPCI em mãos, faremos as adequações necessárias no empreendimento, como por exemplo, adequação de guarda-corpo, corrimão, instalações elétricas, SPDA, escada de emergência, saídas de emergência, adequação de central de GLP ou GN etc, faremos também a instalação dos equipamentos de proteção e combate a incêndio, como por exemplo, iluminação de emergência, extintores, sinalização de emergência, hidrantes, sistema de alarme, bomba de incêndio, registro de recalque etc, ou fazer os testes e a manutenção de todo o sistema.
– Pré-vistoria técnica realizada por especialista na área de proteção e combate a incêndio:
Esta etapa é muito importante e a Prime Fire realiza a pré-vistoria em todos os empreendimentos que é responsável pelo processo da obtenção ou renovação do AVCB, com a vistoria podemos identificar falhas de segurança e conseguimos orientar e auxiliar o empreendimento para que ele esteja realmente preparado para a vistoria oficial do Corpo de Bombeiros.
– Laudos técnicos, atestados, treinamento de brigada contra incêndio e primeiros socorros e a vistoria dos bombeiros.
Estamos na última etapa do processo de obtenção do AVCB, após a confirmação que o empreendimento está preparado para a vistoria dos bombeiros, é emitido pelo responsável técnico da edificação os documentos obrigatórios, que podem variar de acordo com o empreendimento, também é solicitada a vistoria do Corpo de Bombeiros, para isso é emitido uma taxa de vistoria, o valor varia de acordo com a área construída do empreendimento, esta taxa lhe dá o direito de fazer até duas vistorias, a primeira e o retorno. Com a aprovação da vistoria é emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sua validade varia de acordo com o Estado, para os empreendimentos do Estado de São Paulo, você pode conferir a validade neste artigo que nós preparamos para você.
As responsabilidades do síndico com a obtenção do AVCB.
O síndico é o responsável pelo condomínio, tanto civilmente quanto criminalmente, portanto o síndico acaba normalmente se tornando o principal interessado na obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Mas o síndico não deve ser o único interessado, pois caso ocorra um sinistro, como por exemplo um incêndio, além da falta de segurança, o risco de acidentes ou mortes será maior, por conta da dificuldade no combate ao incêndio, dificuldades no resgate dos condôminos entre outros. Haverá também a questão financeira, porque a seguradora dificilmente irá indenizar o condomínio que não tenha o AVCB, portanto, todos devem compartilhar do interesse e auxiliar o síndico para que o condomínio obtenha o AVCB e continue preservando e fazendo as manutenções dos sistemas de proteção e combate a incêndio para as futuras e periódicas vistorias do Corpo de Bombeiros e principalmente, caso ocorra um sinistro, todos estarão mais seguros.
direitos autorais a prime safety
Comments